Home
Main Menu
Home
Hapkido
Estilo - Jik Bu Kwan
Hapkido Kids
Dicionário
Galerias
Academias
Calendário
Na Mídia
Artigos e textos
Perguntas Comuns
Livro de Visitas
Links
Contate-nos
Procurar
Login





Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Estatísticas
Membros: 371
Notícias: 83
Weblinks: 3
Visitantes: 1498650
Quem está online
Nós temos 1 visitante online
Cronologia da difusão do Hapkido no ocidente E-mail

Cronologia da difusão do Hapkido no Ocidente

Estados Unidos

Em conformidade com os registros datados, a arte marcial do Hapkido teve seu primeiro contato com o Ocidente no começo da década de 60, quando a Korea Hapkido Association enviou quinze de seus membros para a Guerra do Vietnã na intenção de demonstrar as características da arte às tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul. Alguns professores chegaram aos Estados Unidos para ensinar o Hapkido. Em 1969, Han Jae Ji foi convidado pelo governo Americano para passar seus ensinamentos aos guarda-costas do presidente Nixon e aos agentes do FBI.

O Hapkido, no entanto, só conquista seu espaço com sua primeira aparição nas telas do cinema no filme “Jogo da Morte” (Game of Death). Por intermédio de Jhoon Rhee, Mestre de Taekwondo, Han Jae Ji é apresentado ao famoso Bruce Lee, admirador de seus conhecimentos. No início dos anos 70, Mr. Wong, presidente da “Golden Harvest Film Co.”, produtora dos filmes de Bruce Lee, contrata o Grão Mestre Han Jae Ji para ser o treinador de seus filmes e atuar em alguns deles. Em “Jogo da Morte”, o Mestre Ji usou uma faixa dourada na luta contra Dan Inosat, Kareem Abdul Jabbar e Bruce Lee, representando o mais alto grau alcançado nas artes marciais.

Brasil

A imigração coreana teve seu início no Brasil em 1963 mantendo seu grande fluxo até 1974. Juntamente com seus pertences, os coreanos também trouxeram seus hábitos e sua cultura, o que inclui a arte e a filosofia marcial do Taekwondo e do Hapkido.

No Brasil, a presença do Hapkido está registrada desde 1962 com o Mestre Byang Hak Kang. Em 1969, o Mestre Jung Do Lim começa a ensinar Hapkido Kuk Sool Won na cidade de Salvador, Bahia. Ricardo Nery, seu discípulo, foi o primeiro faixa preta formado no País.

Em 1972, o Mestre Park Sung Jae, é trazido oficialmente a São Paulo, representando a Korea Hapkido Association, para dar aulas ao exército brasileiro. Seu trabalho é iniciado no 2º GCAM90 Quitaúna, em Osasco.

Em 1977, chega ao país o Grão-Mestre Yun Sik Kim, faixa preta 10º Dan de Hapkido e 9º Dan de Taekwondo, aluno direto de Youg Sul Choi. Ele traz o Hapkido da Escola Boo Moo Kwan, desenvolvido e criado por ele em 1968 na Coréia.

Com o Hoi Jeon Moo Sool, um estilo mais suave e circular, o Mestre Park Kyu Jae chega em 1978 para dar continuidade ao trabalho de seu irmão, Park Sung Jae. Em 1991, Park une-se à Federação Paulista de Hapkido, criada por Yuk Sik Kim e presidida na época por Marcos Amorim, 3º Dan. O Grão-Mestre Kim também funda a Federação de Hapkido do Estado de São Paulo em 1993.

 
< Anterior   Próximo >
Associação Tadao de Hapkido - Roque de Mingo, 49 - São Paulo - Fone: 5843-6011